Conversor de réaumur (°Ré) para fahrenheit (°F)

Utilize o conversor de unidades de Temperatura do Aritmetika online e gratuitamente

Temperatura

Foguete do Aritmetika
equivale a
Conversor de Unidades

O que é temperatura?

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação das moléculas. O grau de agitação das moléculas determina o quão quente um corpo é. Quanto maior a agitação das moléculas de um objeto maior é sua temperatura. Não existe um limite máximo de temperatura, mas existe um limite mínimo. O limite mínimo é chamado de zero absoluto que corresponde a 0 Kelvin ou a -273,15 graus Celsius, sendo o ponto onde a vibração molecular seria a menor possível ou inexistente.

Termômetro digital marcando a temperatura de 36,2 graus Celsius
Representação Temperatura - Fonte: www.google.com

O conceito de temperatura se envolve diretamente com a troca de calor entre os objetos. O ramo da física que trabalha essencialmente com a troca de calor é a termodinâmica. A termodinâmica foi criada oficialmente como ciência no século XIX, mas já possuía estudos sobre o tema anteriormente. O principal avanço oriundo dos estudos da termodinâmica foi durante a Revolução Industrial, possibilitando a criação de máquinas a vapor mais eficientes. A termodinâmica estabeleceu leis que são usadas e estudadas até hoje.

Quais são as Leis da Termodinâmica?

Termodinâmica é composta de 4 Leis Fundamentais: a Lei Zero (Possui relação com a temperatura dos corpos), a Primeira Lei (Está relacionada ao conceito de energia), a Segunda Lei (relação direta com o conceito de entropia) e a Terceira Lei (associada a constante de entropia quando a temperatura chega em 0 Kelvin).

Lei Zero da Termodinâmica

Estabelece diretamente as condições para o equilíbrio térmico entre os corpos, onde os corpos de maior temperatura transferem calor para os corpos mais frios até os corpos possuírem a mesma temperatura criando um equilíbrio térmico.

Primeira Lei da Termodinâmica

É uma aplicação do princípio de conservação de energia em sistemas termodinâmicos, no qual a variação de energia em um sistema é igual a diferença entre a quantidade de calor absorvida pelo mesmo e o trabalho realizado.

Segunda Lei da Termodinâmica

Apresenta que “a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo”, ou seja, essa é a condição para que os processos termodinâmicos aconteçam de forma espontânea.

Terceira Lei da Termodinâmica

Um sistema quando chega perto do zero absoluto (0 Kelvin) todos os processos de transferência de calor param e a entropia possui um valor mínimo.

Como medir temperatura?

O aquecimento de um corpo leva ao aumento da vibração das moléculas e seu afastamento. O nome desse princípio é a dilatação térmica e a partir dele é possível medir a temperatura do corpo. Quando usamos um material que tenha grande sensibilidade à variação da temperatura e uma escala termométrica temos um termômetro, um aparelho capaz de medir e apresentar o valor de temperatura dentro de uma escala.

Foto de um termômetro branco digital
Termômetro - Fonte: www.google.com

termômetro mais comum é feito com o mercúrio que é um material com grande sensibilidade térmica. Quando vamos medir a temperatura do corpo o mercúrio no interior do termômetro é aquecido e dilata-se até que a sua temperatura se iguale com a do corpo, atingido o equilibro térmico.

Qual é a unidade de temperatura?

A unidade de temperatura do Sistema Internacional é o Kelvin (K) que na maioria das vezes é utilizada em experimentos científicos. Apesar de amplamente utilizada nas tarefas do dia a dia o Kelvin é substituído por outras unidades mais comuns como o Grau Celsius (°C) e o Grau Fahrenheit (°F). As principais escalas de temperatura são:

Kelvin (K)

É a escala utilizada no Sistema internacional, é uma escala absoluta no qual o zero absoluto corresponde ao zero na escala numeral. A escala recebeu o respectivo nome em homenagem ao físico e engenheiro irlandês William Thomson, que viveu entre os anos de 1824 até 1907 sendo primeiro barão Kelvin.

Foto do Físico William Thomson, Baron Kelvin
William Thomson, Baron Kelvin - Fonte: www.google.com

Grau Celsius (°C)

É uma escala centígrada, na qual os pontos de fusão e ebulição da água estão respectivamente no 0 º Celsius e 100 ºC, sendo assim uma escala relativa. Foi desenvolvida no modelo proposto pelo astrônomo sueco Anders Celsius.

Pintura do rosto de Anders Celsius
Anders Celsius - Fonte: www.google.com

Grau Fahrenheit (°F)

É uma escala criada pelo por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. O ponto de fusão da água equivale a 32°F e o ponto de ebulição da água é em 212°F , ou seja, 1°C corresponde a 1,8F°. Ao contrário da escala Celsius que é divida em 100 partes a escala Fahrenheit é composta de 180 partes.

Pintura do rosto de Daniel Gabriel Fahrenheit
Daniel Gabriel Fahrenheit - Fonte: www.google.com

Rankine (Ra)

É uma escala absoluta, assim como o kelvin, porém segue os padrões de partição da escala Fahrenheit, ou seja, entre o ponto de ebulição e fusão da água existe 180 partes iguais. Ela possui esse nome em homenagem ao engenheiro e físico escocês William John Macquorn Rankine.

Réaumur (°Ré, °Re, °R)

É uma escala na qual os pontos fixos são 0 °Ré e 80 °Ré, que representam o ponto de congelamento e ebulição da água respectivamente. Ela foi criada pelo físico e inventor francês René-Antoine Ferchault de Réaumur.

Como converter as escalas de temperatura?

Representação das temperaturas do zero absoluto, solidificação e ebulição da água nas escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin
Escalas de temperatura - Fonte: aritmetika.com.br

Para realizar a conversão entre as unidades de temperatura é necessário utilizar a seguinte relação entre Celsius, Fahrenheit e Kelvin:

 

$$ \frac{\textit{°C}}{5} = \frac{\textit{°F} - 32}{9} = \frac{\textit{K} + 273}{5} $$

 

Sendo,

  • °C - A temperatura em graus Celsius
  • °F - A temperatura em graus Fahrenheit
  • K - A temperatura em Kelvin

Exemplo: Quantos Graus Fahrenheit equivalem a 50 Graus Celsius?

Primeiro passo: encontrar as partes a serem utilizadas para a conversão no caso é:

 

$$ \frac{\textit{°C}}{5} = \frac{\textit{°F} - 32}{9} $$

 

Segundo passo: substituir o dado que é conhecido:

 

$$ \frac{50}{5} = \frac{\textit{°F} - 32}{9} $$

 

Terceiro passo: resolver a equação para encontrar a resposta:

 

$$ 10 = \frac{\textit{°F} - 32}{9} $$

$$ 10\ .\ 9 = \textit{°F} - 32 $$

$$ 90 + 32 = \textit{°F} $$

$$ \textit{°F } = 122\textit{°F} $$

 

Portanto, descobrimos que 50 graus Celsius equivalem a 122 graus Fahrenheit.

Utilize o nosso conversor de temperatura no início da página para conferir esta e outras conversões de unidades de temperatura de maneira online e gratuita!