Conversor de Intensidade Luminosa
Utilize o conversor de unidades de Intensidade Luminosa do Aritmetika online e gratuitamente
Intensidade Luminosa
O que é Intensidade Luminosa?
A intensidade luminosa representa a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa em uma direção específica. Em outras palavras, é uma medida da concentração de luz emitida num determinado ângulo sólido. Este conceito é muito importante para projetar sistemas de iluminação eficientes, garantindo que a luz seja direcionada corretamente e de forma eficaz.
Fonte: Inovalite
A intensidade luminosa é um conceito essencial na área da iluminação, engenharia, fotografia e diversas aplicações técnicas. Entender esse conceito pode ajudar tanto profissionais quanto consumidores a escolherem as melhores fontes de luz para cada ambiente ou finalidade.
Qual a unidade de Intensidade Luminosa?
A unidade de medida da intensidade luminosa no Sistema Internacional (SI) é a candela (cd). Uma candela equivale à intensidade luminosa, numa direção específica, de uma fonte que emite radiação monocromática de frequência 540×10¹² Hz e tem uma intensidade radiante de 1/683 watt por esterradiano.
Essa definição pode parecer técnica, mas, na prática, a candela é usada para comparar o brilho de lâmpadas, refletores e outras fontes de luz.
Como calcular a intensidade Luminosa
A intensidade luminosa (I) é calculada a partir da relação entre o fluxo luminoso (Φ) e o ângulo sólido (Ω) em que essa luz é distribuída. A fórmula básica é:
$$\textit{I} = \frac{Φ}{Ω}$$
Onde:
-
I = Intensidade luminosa (em candelas, cd)
-
Φ = Fluxo luminoso (em lúmens, lm)
-
Ω = Ângulo sólido (em esterradianos, sr)
Por exemplo, se uma lâmpada emite 600 lúmens distribuídos uniformemente sobre um ângulo sólido de 2 esterradianos, a intensidade luminosa será:
$$\textit{I} = \frac{600}{2} = 300\textit{cd} $$
Como converter unidade de Intensidade Luminosa
Para converter unidades de Intensidade basta conhecer a relação entre as duas unidades que pode ser vista na tabela abaixo. Com essa relação pode-se utilizar multiplicação ou divisão pelos fatores para chegar na unidade pretendida. Também pode-se utilizar a regra de três para realizar as conversões.
Unidade Padrão (Cd) | Fator de Conversão (unidade) |
1 Cd | 1 ln/sr |
1 Cd | 1.1069676153 HK |
1 Cd | 1.0193679918 Candle |
Fatores de Conversão Intensidade Luminosa – www.aritmetika.com.br
Exemplo de conversão de unidade de Intensidade Luminosa
Quantos herfnekerze existem em 3 candelas de Intensidade?
Recorrendo ao conversor, temos:
$$ 1\textit{Cd} \rightarrow 1.1069676153\textit{HK} $$
Assim, executamos a regra de três:
$$ 1\textit{Cd} \rightarrow 1.1069676153\textit{HK} $$
$$ 3\textit{Cd} \rightarrow \textit{ x} $$
Calculando:
$$ 1\textit{ Cd} . x = 3\textit{ Cd } . 1,106967613 \textit{ HZ} $$
$$ x =3,320902839 \textit{ HZ} $$
Caso não se conheça o fator para conversão direta entre duas unidades, pode-se recorrer a duas conversões intermediárias para chegar no resultado esperado, ou seja, podemos converter da unidade para Candela e depois do Candela para a outra unidade desejada.
Utilize o nosso conversor de Intensidade Luminosa no início da página para realizar os cálculos de maneira online e grátis!